Sobre o Curso

O Curso de Dança, do Departamento deArtes e Humanidades da UFV, foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFV em 2000. Reconhecido pelo MEC através da Portaria nº 882, de 10 de abril de 2006. Oferece atualmente 25 vagas e sua única forma de acesso é através do ENEM.

Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança, têm suas propostas pedagógicas e matrizes curriculares fundamentadas nas diretrizes sugeridas pelo MED/MEC/SESU (1999). As instalações do curso dispõem de salas amplas e pequenas para aulas e pesquisas de criação com piso adequado, midiateca/aulas teóricas, biblioteca setorial, cantina, gabinetes de professores e secretaria. Acessibilidade e elevador.

Dança e Sociedade

O papel da Dança na universidade está relacionado ao desenvolvimento de reflexões sobre o corpo/sujeito, a criatividade, além da manutenção e elaboração de técnicas, produção e criação de trabalhos artísticos, sintonizados com a sociedade atual, que possibilita ao sujeito o entendimento da arte do corpo como aquela que efetiva processos e propõe projetos. A Dança na contemporaneidade é compreendida como uma das estratégias da inteligência humana de elaboraração e reinvenção do mundo, valores, comportamentos, éticas e estéticas.

O conhecimento em Dança deverá ser centrado no sujeito, para que este seja capaz de assumir um posicionamento contemporâneo e crítico sobre os conteúdos que compõem esta linguagem artística.

Na Dança e nas artes performativas do seculo XXI emerge o entendimento da corporeidade, do corpo poético, político, que, imerso no universo das novas tecnologias, produz conhecimento, ideias e argumentos. A Dança na contemporaneidade reconhece suas tradições tanto quanto as reinventa e efetiva inovações por meio da troca de saberes.

Mercado de trabalho

O Curso de Licenciatura em Dança da UFV, visa à formação de profissionais que sejam capazes de articular a prática artística com o processo de ensino-aprendizagem.

O Curso de Bacharelado em Dança objetiva formar intérpretes-criadores para atuar no ensino não formal, como em escolas de dança, departamentos públicos de arte e cultura, entre outros de mesma especificidade.

Obs.: Nas duas modalidades, Graduação Licenciatura e Bacharelado, o profissional será preparadopara intervir, produzir e anlaisar espetáculos e mostras de dança, além de apto e ávido para investigar a linguagens artístico corporais, bem como articulá-las com outras linguagens cênicas em seus contextos sócio-culturais.