Seminário promove apresentações de dança com companhias de destaque no País.

As comunidades acadêmica, viçosense e da região terão o privilégio de conferir, esta semana, gratuitamente, no campus Viçosa da UFV, uma programação de dança protagonizada por duas grandes companhias do país.

Na quarta-feira (18), a Cia Primeiro Ato, de Belo Horizonte, apresentaráInstHabilidade. O espetáculo será, às 20h, no Espaço Acadêmico-cultural Fernando Sabino. Na quinta-feira (19), nos mesmos horário e lugar, será a vez da Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro, mostrar ao público o espetáculo Saudade de Mim, com obras de Chico Buarque e do artista plástico Cândido Portinari. O espetáculo será reapresentado no dia 20, às 15h30, no Fernando Sabino, dentro do Projeto Escola, e, no dia 21, no calçadão de Viçosa.

As apresentações integram o III Seminário Argumentos do Corpo: Artes da Cena Contemporânea, que acontece de 16 a 21 de novembro, no campus. Durante esses dias, estão previstas oficinas e mesas-redondas que abordarão questões relacionadas à arte, cultura e políticas públicas. A programação do Seminário inclui a realização da II Mostra Artes da Cena Contemporânea, do Projeto MOVE.DAN e da Semana Acadêmica do Curso de Dança da Universidade.

Participação importante
O III Seminário Argumentos do Corpo contará com a visita de Tatiana Leskova, considerada a “grande dama da dança clássica no Brasil”, que está próxima de completar 93 anos. Ela foi a primeira bailarina e diretora do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Leskova ficará em Viçosa até sábado (21). Segundo a professora do curso de Dança da UFV, Andrea Bergallo Snizek, “trata-se-a de uma visita histórica, inesquecível e uma honra para todos nós”. Para entender a importância da ocasião, a professora sugere a entrevista de Leskova no programa do Jô Soares.

Programação e promoção
A programação do Seminário está disponível no site www.argumentosdocorpo.com.br, onde também há mais informações e detalhes sobre inscrições. O evento é uma promoção do Departamento de Artes e Humanidades, por meio do curso de Dança e do Núcleo de Estudos e Práticas Artístico-corporais, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e Fundação Arthur Bernardes. O financiamento é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).