O programa de Intercâmbio Acadêmico-Cultural

Entre os dias 12 e 25 de maio de 2014 a reitora da UFV Sra. Nilda de Fátima Ferreira Soares, os professores Andréa Bergallo, Doris Dornelles, Laura Pronsato, Ananda Deva, Vanilto Lakka, Alba Pedreira, Juliana Franco, a diretora Sra. Patricia Lima e gerente Sra. Katia Vitalino do Núcleo Arte e Dança e os discentes do curso de Dança da UFV receberam a professora Sara Semonis e sete estudantes da Illinois State University (ISU/EUA) em visita à Viçosa. O intercâmbio acadêmico-cultural denominado “Diálogos Etnoculturais” foi resultado de um convênio entre as instituições e possuiu caráter interdisciplinar e interinstitucional.

O programa de Intercâmbio Acadêmico-Cultural obteve a cooperação entre a  Reitoria, o Departamento de Artes e Humanidades-Curso  Dança da UFV, Núcleo Arte e Dança e as representantes da School of Fine Arts- ILSTU/EUA.

Nessa visita, os estudantes participaram de aulas de danças e cultura brasileira em Viçosa UFV e Núcleo Arte e Dança, enquanto os professores oferecerão cursos de dança. Os objetivos atingidos neste Intercâmbio Acadêmico-Cultural na UFV foram: divulgar a cultura popular brasileira,  disseminar o fazer artístico contemporâneo através da dança a partir de aulas práticas e teóricas, ensaios, espetáculos, visitas guiadas e mesas redondas, apresentar a UFV e órgãos de dança locais, ampliar as possibilidades de desenvolvimento dos estudantes de graduação, pós-graduação, professore, técnicos administrativos da UFV  e da comunidade local de Viçosa.

O programa de intercâmbio “Diálogos Etnoculturais” incluiu Mesas Redondas  de discussão dos temas: Profissionalização do Artista de Dança e Intercâmbio em Dança Brasil-EUA. No encerramento deste intercâmbio houve Espetáculo coreográfico dos docentes brasileiros e estadunidenses com bailarinos brasileiros e americanos na Sede de Dança da UFV.