Espetáculo artístico Mosaico e Expresso Cultura

A oitava edição do Espetáculo artístico Mosaico e Expresso Cultura tem entrada franca, é aberto à comunidade em geral e acontece às 19 horas do dia 21 de junho de 2017, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino.

O cruzamento de linguagens artísticas e de áreas (Dança, Artes Visuais,  Música, Arquitetura e Literatura) marcam o Espetáculo Mosaico, produzido pela Cia. de Dança Contemporânea Mosaico, vinculada ao Departamento de Artes e Humanidades, Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa. Grupos convidados e parcerias enriquecem o evento: a Paraopeba Cia. de Dança, sob direção de Alan Keller apresenta cenas de alguns de seus espetáculos mais consagrados, “Pesca-me”, “Entrêles” e “Himeneu”;  ”Não existe vida no Talvez” da Cia Cena Alternativa (Belo Horizonte) tem direção de Bruna D´Carlo e Helbert Pimenta; e a Mosaico Cia. de Dança apresenta a performance “Intermeio” e a obra de Dança Contemporânea “Being Bricolage”.

Intermeio” revela o corpo em suas relações com o espaço; os performers são Alba Vieira, Cláudio Magalhães (cantando músicas líricas) e Mariana Diniz. Esta performance inclui  improvisação estruturada e texto do escritor português Gonçalo M. Tavares que é explorado na obra como uma metáfora para a atual situação político-econômica do país.  “Being Bricolage” busca interfaces entre dança e  obras e referências das artes visuais, mas também, sem deixar de lado, questões emergentes e emergenciais da política brasileira que vivenciamos no momento.  Desde o jardim do Éden até o  presente, a paralisia e o emudecimento  podem se tornar algumas das piores  violências – venenos infligidos ao ser humano. Transgredir, artistar e imaginar poderiam ser saídas possíveis? A obra tem como intérprete-criadores Alba Vieira, Amanda Pinheiro, Caio Fillype, Humberto Martins, Paloma Sandez e Rayla Ribeiro; participação especial, Camomila.

Em parceria com a Editora UFV, será feita a primeira edição do Expresso Cultura, com a apresentação do livro “Arte e Violência: Ensaios em Movimento”.

O evento tem participação especial dos alunos do Curso de Arquitetura da UFV, disciplina ARQ 115 – Estética e História da Arte e ARQ 141, Comunicação e Expressão Gráfica, que sob direção do professor Cláudio Magalhães elaboraram e executaram a Cenografia de “Intermeio”  e “Being Bricolage”. Essas duas obras integram o trabalho de campo de projeto de pesquisa aprovado na FAPEMIG.

Há parceria com o Museu de Zoologia da UFV e com a Universidade Federal de Ouro Preto que auxilia a produção cultural do evento por meio da profa. Rita de Cássia Oliveira. O  apoio é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Divisão de Assuntos Culturais e Editora UFV, FAPEMIG, Centro de Ciências Exatas da UFV, Viçosa e Rádio Universitária, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Artes e Humanidades.

A realização é da Mosaico Cia. de Dança, sob direção de Alba Vieira, vinculada ao  Departamento de Artes e Humanidades/Curso de Graduação em Dança/Universidade Federal de Viçosa.

O público pode acompanhar a perforgrafia do evento no Facebook.