Curso de extensão em interface com a pesquisa da UFV: Shivam Yoga e Educação Somática

Há dez anos, o projeto de Shivam Yoga é desenvolvido pela professora Alba Vieira, do Departamento de Artes e Humanidades da UFV, entre as linhas de prática como pesquisa em Educação Somática.

Ela também co-orienta uma tese de doutorado da professora de dança Vivian Barbosa (da Universidade Federal de Uberlândia). Essa e várias outras pesquisas têm comprovado que pranayamas específicos do yoga seguidos da realização cíclica de diferentes ritmos respiratórios proporcionam um relaxamento profundo de tensões e levam a um estado psicofísico de maior atenção e receptividade aos estímulos positivos do ambiente, além de induzir a pessoa a experienciar profundos estados meditativos.

Como parte das pesquisas de Alba Vieira, cursos e oficinas de extensão são oferecidos na UFV. Assim, estão abertas, até 30 de março, as inscrições para o curso de extensão Shivam Yoga: uma Proposta de Educação Somática. As aulas serão ministradas pela instrutora formada no método, Patrícia Monteiro, e terão início nessa semana de 18 de março até a primeira semana de julho de 2019, na sede do Departamento de Artes e Humanidades e do curso de Dança da UFV, nos seguintes dias e horários: terça e quinta de 7 às 7:50; segundas e quartas de 18 às 18:50 ;  terças e quintas de 18 às 18:50. Cada pessoa no ato da inscrição deve escolher uma dessas turmas em que queira participar. As vagas são limitadas e podem ser feitas no link para inscrições:https://eventos.funarbe.org.br/detalhes/cultura-do-autoconhecimento-e-despertar-da-consciencia%3A-pratica-e-ensino-do-yoga—2019-i

As comunidades universitária e viçosense podem se inscrever.

O método Shivam Yoga busca levar o praticante a um processo de autoconhecimento; representa uma oportunidade de se praticar  exercícios psicofísicos, respiratórios, de força, alongamento e equilíbro, e de relaxamento, concentração e meditação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3899-1810 e pelo e-mail apvieira@ufv.br.